quinta-feira, 12 de março de 2015
Bloomberg "American Mystery: Consumers Aren't Spending Even In a Booming Job Market"
Notícia agora na Bloomberg: American Mystery: Consumers Aren't Spending Even In a
Booming Job Market.
Bom, não somos
detetives, mas a resposta nos parece um tanto clara: na verdade o Mercado de
trabalho não está nada bom!
Como vimos
falando, o mercado de trabalho americano está se deteriorando, com a criação de
empregos de baixo valor agregado (daí a incapacidade dos consumidores em
gastar) e de meio-horário.
É assustador
o trabalho de desinformação da mídia global, tentando convencer as pessoas a
ver algo que não está ali. É como disse o humorista norte-americano Grouxo
Marx: em quem você vai acreditar, em mim ou nos seus olhos mentirosos?
As pessoas
notam que há algo de muito errado na economia e não conseguem se conectar com
as notícias que recebem todos os dias através da mídia. É realmente assustador.
Depois,
quando vem um crash fantástico, dizem que ninguém poderia ter previsto aquilo,
era um cisne negro, etc.
Pois essa
experiência de QE não vai acabar bem e não há como o FED sair dessa sem
estourar a enorme bolha que ele mesmo criou.
O dólar vem
subindo e subindo fortemente com o mundo acreditando que haverá uma alta dos
juros nos EUA. Duvidamos que tal alta venha e, se vier, que seja substancial.
Deve ser
algo irrisório que somente aumentará o tamanho da bolha, assim como foi feito
em junho de 2004 até julho de 2006, quando o FED aumentou gradativamente a taxa
de juros, avisando ao mercado o que iria fazer, na esperança que o mercado
fosse abandonar o excesso de alavancagem e a compra de imóveis.
Pois a alta
de 25bps nos FED funds a cada reunião só serviu para aumentar o tamanho da
bolha, já que vários especuladores e desavisados aproveitaram a ocasião para
tomar ainda mais empréstimos e fazer novas dívidas antes de que a taxa de juros
subisse ainda mais. O final nós todos sabemos...
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Muito bom.
ResponderExcluir"tentando convencer as pessoas a ver algo que não está ali". Ou, alternativamente, "...a não ver algo gritante, que está ali". The proverbial elephant in the room.
Abraço