quinta-feira, 12 de março de 2015

Bloomberg "American Mystery: Consumers Aren't Spending Even In a Booming Job Market"

Notícia agora na Bloomberg: American Mystery: Consumers Aren't Spending Even In a Booming Job Market.

 

Bom, não somos detetives, mas a resposta nos parece um tanto clara: na verdade o Mercado de trabalho não está nada bom!

 

Como vimos falando, o mercado de trabalho americano está se deteriorando, com a criação de empregos de baixo valor agregado (daí a incapacidade dos consumidores em gastar) e de meio-horário.

 

É assustador o trabalho de desinformação da mídia global, tentando convencer as pessoas a ver algo que não está ali. É como disse o humorista norte-americano Grouxo Marx: em quem você vai acreditar, em mim ou nos seus olhos mentirosos?

 

As pessoas notam que há algo de muito errado na economia e não conseguem se conectar com as notícias que recebem todos os dias através da mídia. É realmente assustador.

 

Depois, quando vem um crash fantástico, dizem que ninguém poderia ter previsto aquilo, era um cisne negro, etc.

 

Pois essa experiência de QE não vai acabar bem e não há como o FED sair dessa sem estourar a enorme bolha que ele mesmo criou.

 

O dólar vem subindo e subindo fortemente com o mundo acreditando que haverá uma alta dos juros nos EUA. Duvidamos que tal alta venha e, se vier, que seja substancial.

 

Deve ser algo irrisório que somente aumentará o tamanho da bolha, assim como foi feito em junho de 2004 até julho de 2006, quando o FED aumentou gradativamente a taxa de juros, avisando ao mercado o que iria fazer, na esperança que o mercado fosse abandonar o excesso de alavancagem e a compra de imóveis.

 

Pois a alta de 25bps nos FED funds a cada reunião só serviu para aumentar o tamanho da bolha, já que vários especuladores e desavisados aproveitaram a ocasião para tomar ainda mais empréstimos e fazer novas dívidas antes de que a taxa de juros subisse ainda mais. O final nós todos sabemos...


Continuamos recomendando aos nossos clientes que tenham uma parte dos seus recursos em metais preciosos.

Um comentário:

  1. Muito bom.
    "tentando convencer as pessoas a ver algo que não está ali". Ou, alternativamente, "...a não ver algo gritante, que está ali". The proverbial elephant in the room.
    Abraço

    ResponderExcluir